JESUS: A FONTE DE ÁGUA VIVA


“E, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou dizendo:
 Se alguém tem sede, venha a mim e beba.” João 7:37

            Certamente você já teve o anseio de ficar bem consigo mesmo e com os outros? Já sentiu a extrema necessidade de estar em paz e bem com Deus?


            No livro de João em seu capítulo 4 encontramos a história da mulher samaritana de Sicar, a trajetória de vida desta mulher revela uma mulher cansada de seus dias, afadigada do rumo tomado como resultado de atitudes equivocadas.

            Sob o calor escaldante na Palestina, provocado por um sol extremamente quente que não escolhe esse ou aquele, mas faz de todos sem exceção suas vítimas, acalorando qualquer um que se atreva enfrentá-lo à alta do dia, Jesus se dirige ao poço de Jacó, cansado de sua viagem e senta-se à beira do poço.

            Ao mesmo tempo se dirigia ao poço para retirar água aquela mulher, mal sabia ela que estava a caminho do encontro com o Salvador, e que sua vida tomaria novo rumo. Ela seguia para o poço próximo à sexta hora por que era o jeito que ela havia encontrado para esquivar-se das mulheres e das viúvas que iam retirar água ao final da tarde por ser mais fresco, faria qualquer coisa para evitar o olhar e as atitudes recriminadoras das mulheres de melhor reputação, sentia-se cansada por carregar um grande jarro, porém, seu cansaço maior era por causa do vazio de seu coração provocado por um passado pesado ríspido. Após ter passado por cinco maridos ela tem vindo ao poço, sempre ao meio dia, sempre sozinha, apenas com a companhia de seus sentimentos de culpa, por não ter em tempos passados tomado suas decisões com sabedoria. Mas ali a frente ela se depararia com os planos de Deus.

“Disse-lhe Jesus, dá-me água de beber” João 4:7

            Ao olhar para Jesus indagou aquela mulher como poderia um judeu pedir água a uma mulher samaritana, visto que não era dos judeus comunicar-se com os samaritanos, Jesus de imediato lhe disse: (“Se conheceres o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber água, tu lhe pedirias,  e ele lhe daria água viva.” João 4:10).

            Ela ainda não sabia que estava falando com o Salvador, e não compreendia por que falava assim com ela. No entanto, para aquela mulher que tinha a vida dilacerada, Jesus lhe oferece uma das mais profundas explicações encontradas em todo o contexto das Escrituras sobre a comunhão.

            O SENHOR lhe explica que a comunhão não é uma proximidade física à pessoas, ou mesmo à igreja, mas sim, achegar-se de forma a entregar-se inteiramente a Deus.  Devemos observar também que Jesus com seu amor inigualável comenta sobre sua condição marital do passado e presente dela, no entanto em nenhum momento menciona o seu grande pecado, não a exorta a arrepender-se, sem oração e sem plano de salvação,  provavelmente porque não havia necessidade de martirizar mais ainda a ela, e sim oferecer-lhe o seu amor e misericórdia.

            Porém ela entendeu que aquele judeu passou a ser Senhor, e logo viu quem era Ele exatamente, o Messias e Salvador.

            Ao ter o entendimento que falava com o Messias e Salvador, ela exulta em alegria larga tudo ali e vai correndo para a cidade para dar as boas novas, deixou para traz seu cântaro vazio, assim como também deixou sua vida vazia, pois seu coração havia experimentado a Água Viva, que é o Senhor, e nova vida passou a viver.

            Amados irmãos não sei o que você espera de Deus, no entanto de uma coisa eu sei; Encha seu cântaro da Água Viva do Senhor, alimente-se da sabedoria que Ele nos oferece nas Escrituras, come andar com Jesus e verá que muito Ele fará na sua vida.

Irmão Nil Gouveia
(Janeiro / 2013)
  
         

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India